Roteiro de CHARME, no Centro Histórico – parte 3

Compartilhe este texto:

Cafés , Chás,  Patisserie

Além de comidinhas, cafés, doces e guloseimas maravilhosas, todos os lugares que estão neste post tem outro detalhe em comum: são bonitos, charmosos, às vezes prédios antigos, com detalhes arquitetônicos, que valem a pena a visita! Conhecer melhor o Centro Histórico e provar  de ótima gastronomia, junte o útil ao agradável!

Café do Cofre – R. Sete de Setembro, 1028 – (51) 3212 – 9583, 2ª a 6ªfeira sas 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h,  www.marzana.com.br/cafedocofre

Cafe-do-Cofre-9

As escadarias do prédio histórico do Santander Cultural,Café do Cofre 4 em Porto Alegre, levam ao subsolo, onde estão em exposição permanente documentos e notas antigas, lá encontramos  uma loja ótima de livros e material de desenho e arte, o restaurante da Moeda e ao lado, um interessante café  dentro do antigo cofre do banco.

Cafe-do-Cofre-8Passear pelo prédio, admirar os seus vitrais, ver suas exposições e obras de arte, e descer ao subsolo.Café do Cofre escada

Ali, em meio às grossas paredes de um prédio que une estilos arquitetônicos, pode-se encontrar um ambiente iluminado e decorado para ser aconchegante, freqüentado por executivos, por visitantes do Centro Cultural Santander, por quem quer ficar batendo um bom papo, e apreciando o ambiente.

Cafe-Do-Cofre-5

Atualmente é administrado pela empresa Mário Marzana, tradicional em restaurantes, cafés e bistrôs.

Se encontrar um café dentro de um cofre de banco já é curioso, com decoração diferenciada, mesas confortáveis e bons acompanhamentos, pronto: você vai querer ver todas as exposições só para terminar o dia descansando, bebendo um café e provando um mil folhas com doce de leite.

Cafe-Do-Cofre-6

Café do Margs Praça da Alfândega S/N – Aberto de terça a domingo, das 10 às 19 horas, www.facebook.com/pages/Café-do-MARGS

O imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase cinco mil metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn e construído em 1913 para abrigar a Delegacia Fiscal. Desde 1978, a construção suntuosa, com vitrais, mármores e ornamentos, é a sede do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).

cafemargs1

O acervo permanente é considerado um dos mais importantes do país. A arte gaúcha do século XX é a base da coleção, com obras de artistas como Iberê Camargo, Glauco Rodrigues, Alice Brueggemann, Maria Lídia Magliani e Carlos Scliar.

cafedomargs003

Da arte brasileira é destaque a seção de pinturas com quadros de Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Guignard, Manabu Mabe entre outros renomados. Da pintura estrangeira há valiosos itens europeus do final do século XIX e outros contemporâneos latinoamericanos. O Margs recebe importantes exposições temporárias.

cafemargs3O lugar é bonito e diferente, tem vários livros e souvenirs como agendas, calendários e canecas. O café é bom e o clima é ótimo! Muito organizado e bem decorado, além da gastronomia, no Café do MARGS o visitante poderá conferir a agenda de eventos do espaço, que inclui exposições e eventos de extensão cultural. Nas sextas-feiras, ocorre a Oficina  Tangueando no Café, coordenada pelo professor argentino Daniel Osvaldo Carlos, com aulas e prática que começam às 16h30min. Nos sábados, às 17h, o projeto Música das Cinco.

Du’Attos Café – Teatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/n° – de 3ªs a 6ªsextas, quando há espetáculo, das 16h ao horário de início, e  se não há espetáculo, das 16h às 19h, sábados e domingos, das 16h até o horário do espetáculo.

Dua atos sacadaCom clima especial, o Café do Theatro São Pedro é ideal para tomar um cafezinho ou fazer um happy hour com os amigos no final da tarde, servindo cafés, chás, chocolates, bebidas, doces e lanches, no salão do foyer.

Du Atos entradaAlém disso, está situado dentro de um dos teatros mais clássicos e bonitos do país.

DUATTOS

Nas quartas-feiras úteis, a partir das 16h, a casa oferece um saboroso buffet de chá, salgados e doces com mais de  40 variedades de petiscos.

Du Atos Chá

Você será seduzido por mini quiches, sanduíches, rocamboles, pães de queijo, mini sonhos, petit gateaus, quindins, docinhos de nozes e apfelstrudel. São ainda destaque no cardápio a torta de banana, a de tiramissu, as madeleines e os macarons.

As madeleines são pequenos bolinhos em forma de concha, aromatizados com raspas de limão e laranja, aos quais Marcel Proust faz referência no romance Em Busca do Tempo Perdido, em que conta a deliciosa experiência de provar uma madeleine molhada no chá, despertando nele lembranças dos tempos de infância.

Du Atos sacadaDa sacada, uma vista especial da Praça da Matriz, da Catedral Metropolitana, da Assembléia Legislativa e do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Santo de Casa –  Rua dos Andradas, 736 – 7º andar, Casa de Cultura Mário Quintana, 3ª à 6ª feira a partir das 11h30min, sábado a partir das 12h. Domingos a partir das 13h30min,  tel: (51) 3226.0789  www.cafesantodecasa.com.br

Café Sto Casa logoLocalizado em um dos mais belos pontos turísticos de Porto Alegre, o 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, o Café Santo de Casa oferece opções de almoço, café e happy hour. Com pratos e cafés com nomes de santos, a casa segue a mesma proposta na decoração do ambiente.santo de casa


O cardápio recheado de delícias é uma boa pedida para um final da tarde no embalo dos shows de música ao vivo. Os visitantes e apreciadores da boa mesa e do singular pôr-do-sol do Guaíba encontram o espaço “abençoado” para quem quer viver de bem com a vida.santo de casa3

E se você for daqueles que  acredita em uma boa oração, reze esta: 

Glorioso Café Santo de Casa, dignastes a revelar as perfeições infinitas do pôr-do-sol do Guaíba, do café,

santo de casa2 da gastronomia e do happy hour.

Venho a ti provar da “Tenda dos Milagres” e da “Multiplicação dos Pães”. Venho a ti em busca das “Divinas”, das “Oferendas” e da “Comunhão”. Venho a ti, meu Café Santo de Casa, encontrar os milagres “Caídos do Céu” e ser abençoado com a alegria da “Água Benta”.

Hoje, eu prometo ser diferente.

santodecasa logo 5anosJunto ao aconchego da tua cúpula, serei mais alegre, confiante e destemido. Sentado ao teu lado e acompanhado de amigos e de todos os Santos, esquecerei os problemas e a rotina do meu dia-a -dia.

E quando acabar a noite, quero te agradecer, feliz, por ter sido recebido em tua Casa.     E que assim seja!

Café do Duque –  Rua Duque de Caxias, 1354 – tel: 051 3254 0308 www.facebook.com/Cafedoduque

Café Duque 3Ambiente agradável, atendimento atencioso e comida deliciosa. Característica de um dos melhores cafés de Porto Alegre, localizado próximo da escadaria do Viaduto Borges de Medeiros e do Museu Júlio de Castilhos.

Café Duque 1

Tem cardápio de almoço sempre interessante, servem sodas italianas bem geladinhas, experimente, você vai gostar.

O cappuccino tradicional italiano é excelente, saboroso e cremoso na medida certa, e preparado por baristas de primeira qualidade.

Café Duque 4Nas paredes, obras de jovens artistas estão expostas, para apreciação dos clientes.


Café Duque torta banana

A torta de banana com doce de leite, acompanhada de um cafezinho é uma ótima pedida!

 

Nathália Jahn – Patisserie , Rua Gen. Vasco Alves 371, esq.  R.Duque de Caxias, 3ª feira a  sábado das 13 h às 20 h, (51) 3094.3535    www.nathaliajahn.com.br

Doces mais que especiais, cafés e chás elaborados, em um ambiente com o charme das cidades francesas!

NJ fachadaAssim é a encantadora Pâtisserie que está bem ali, na esquina das ruas  General Vasco Alves e Duque de Caxias, com  um balcão repleto de maravilhas, doces e tortinhas, uns mais saborosos e bonitos, outros mais bonitos e saborosos, difícil decidir!!!

Quando em frente daquele balcão,balcão NJ

algo dentro de nós surge com força de super herói, pois nossos olhos nos deixam como crianças hesitantes, não sabemos qual daquelas delícias vamos querer primeiro.NJ ambiente

Quem conhece um pouquinho da patisserie francesa (confeitaria francesa) já deve ter ouvido falar, provado, ou visto  mesmo que por foto, os doces de vitrine lindos

NJ ropana (1)
Ropana, várias texturas com chocolate.

que dão até pena de comer, mas quando os provamos descobrimos que eles são incrivelmente elaborados e têm magníficas combinações de sabores.NJ doce5

NJ brownie
Creiam, isto é um brownie!

NJ doce1

A chef Nathalia Jahn teve formação em alta gastronomia,  na escola EGAS do chef Aires Scavonne. Completou seu currículo na Europa, em uma charmosa cidade chamada Biarritz no sul da França, lá trabalhou no Le Caritz.  De volta ao Brasil, foi chef da rede Bella Gulla,  otimizando cardápios de Porto Alegre, Santa Catarina, São Paulo e Maceió. Também deixou sua marca em restaurantes como Horizon, Crème de La Crème, e Cassis.NJ foto ela

Com um trabalho focado não só na forma de como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, seu objetivo principal é o atendimento diferenciado aos seus clientes, agregado a produtos de alta qualidade e de relevante apresentação. Nathalia Jahn vem prestando serviços gastronômicos a domícilio, serviços para eventos, você confere tudo no site www.nathaliajahn.com.br ou no blog http://nathaliaeventos.blogspot.com.br

NJ doce amarelo
NJ doce3

Esse mundo francês que já é habitual pra Nathalia, traz cada vez mais inspirações. Unindo Brasil e França ela usa a baunilha de Bourbon, os macarons e as framboesas, mas também  cupuaçu,  taperabá, cumaru, açaí, pitanga e o umbu, nas suas inúmeras criações. Enfim, ingredientes bem brasileiros com  a técnica e  a linda apresentação francesa.

NJ Mamaru
Mamaru, , com maçã e cumaru, sabor delicado e ingredientes típicos brasileiros.

Podemos ainda levar para casa, cuidadosamente embalados, ou para um presentinho,

prá lá de lindo, para quem aprecia obras de arte feitas com amor e afeto.

Ao provarem os doces, ouvimos as expressões:  “cremoso,.. crocante,… perfeito,… sabor que nunca senti,… intenso,… lindo,… perfumado,… huuuummmm…”

Publicado por

Nastacia e Benta

Tia Nastácia com habilidades mágicas na cozinha, uma profunda conhecedora dos sabores e das tradições populares do Brasil , frita bolinhos de chuva, assa biscoitos, cozinha lentamente a geleia feita com as jabuticabas plantadas no quintal. Foi de suas mãos que surgiu a a irreverente, tagarela e espevitada boneca de macela Emília. Já D.Benta é uma mulher idosa, avó de Narizinho e Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ela se diverte muito com os conflitos das tramas infantis. Muito sabida, sempre ensinando coisas novas aos netos e informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *