Roteiro de CHARME, no Centro Histórico – parte 4

Compartilhe este texto:

 

 

Elegante, por muito tempo foi barbearia.

Quem diria ( que há oito anos)

Com muita vontade e talento

Del Barbiere Bistrô surgiria!

Prédios antigos que foram reformados, adaptados para oferecer aos  seus frequentadores os ambientes prá lá de charmosos, cheios de detalhes
e de arquitetura.

Chefs e seus cardápios super interessantes, pois encontre tudo isto no Centro de Porto Alegre, em bistrôs que valem a pena conhecer.

Assim é o clima do Del Barbiere Bistrô, onde a transformação da tradicional Barbearia Elegante, através da idealização do Chef Marcelo Schambeck e do trabalho das arquitetas Nina Rosa Rech e Marcela Schneider Ferreira, fizeram surgir um espaço diferenciado no centro de Porto Alegre.

Chambeck Bem próximo do Viaduto, a partir da Av. Borges de Medeiros, entre na Rua Jerônimo Coelho, e logo à esquerda, no nº 188, você encontrará o Del Barbiere.

Um projeto com a inspiração e temática de barbearias antigas, estilo clássico e tradicional, com uso de madeira, espelhos jateados, pastilhas, um belo piso em ladrilho hidráulico foi mantido,

criando contrapontos entre o moderno
e o antigo, com paredes em cores vivas, muitos quadros e mobiliário em madeira,

barbeariauma vitrine com objetos usados pelos barbeiros, criam uma atmosfera envolvente e acolhedora.

O Chef Marcelo Schambeck (o filho do barbeiro), DSC_3370teve formação em Gastronomia na Unisinos, adquiriu experiências enquanto cursava a faculdade, tendo passado pelo Z Café e Dado Bier, estagiou com a Chef Flávia Quaresma do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Trabalhou  na serra gaúcha em eventos com o Chef Jorge Nascimento. Em Atlântida trabalhou no Beiju, restaurante de alta gastronomia regional brasileira. Foi indicado pela revista Veja Porto Alegre entre os melhores chefs revelação de 2008 e novamente indicado em 2010, 2011 e 2012 como chef do ano. No final de 2008 esteve em São Paulo buscando novos sabores, onde atualizou-se com a banqueteira Neka Menna Barreto do Neka Gastronomia e também no Restaurante Maní, ao lado da Chef Helena Rizzo. Em 2013, a convite das embaixadas brasileiras, esteve na Índia e no Paquistão realizando eventos de divulgação da cultura e da gastronomia nacional.

DSC_3368E com tudo isto, ainda consegue surfar, tem interesse por design e arquitetura, é uma simpatia de pessoa, de fala mansa, que transmite alma leve e um carisma encantador.

Com certeza é um dos grandes chefs da cidade, que com suas mãos, pequenas e delicadas, constrói grandes menus recheados de surpresas. Verdadeira cozinha contemporânea, cheia de sabor, nuances, cuidados e afeto.

Durante a semana,  o local serve almoço com uma entrada e um prato principal.

Aos sábados, o Almoço Especial, com couvert + entradinha + entrada + prato principal+sobremesa, o Menu de Feira, que é determinado pelo Chef, pois que vai até a feira pela manhã, bem cedo, e de acordo com os alimentos da estação, definirá qual será o menu do dia. É o produto fresco, do nosso pequeno agricultor local, diretamente no seu prato. Um trabalho que valoriza o terroir gaúcho, as feiras ecológicas e orgânicas. A casa também oferece o tradicional café expresso italiano, além de cafés especiais elaborados com grãos procedentes do cerrado mineiro, além de aceitar pedidos com antecedência para que preparem algo especial, se houver restrições alimentares.

DSC_3372É sempre aconselhável fazer reserva, pois tem capacidade para menos de 30 pessoas, com espaços,  mesas e o balcão, concorridos.

Um grande diferencial é o atendimento, super cuidadoso. Nota-se que há uma integração e uma sinergia entre as pessoas que trabalham ali. DSC_3375

São somente cinco pessoas na equipe (três na cozinha e duas no salão), mas fluem numa sintonia, com sorrisos, e comandos apenas pelo olhar. O serviço acontece com tranqüilidade, dando seqüência aos pratos que, um após outro, nos cativam.

Em um sábado, provamos o menu abaixo, vejam:DSC_3351

 

 

DSC_3317
sopa creme de mandioquinha e moranga, com manteiga queimada

Adoramos!

Acredito que este seja um dos almoços mais felizes e diferentes de Porto Alegre.

DSC_3325
curry thai de corvina dourada
DSC_3326
filé selado com molho de carne, flor de mostarda, batatas assadas no sal grosso
DSC_3333
bolo de cacau com frutas da estação e creme de baunilha

Não é só comida, é muito mais, é uma experiência sensorial e gastronômica, um lugar aconchegante para quem gosta de valorizar o bom convívio, os sabores excepcionais.

Obrigada, Monsier Marcelo Schambeck e equipe, pois vocês servem bem mais do que esperamos, vocês surpreendem!

DSC_3377

 

 

Del Barbiere – Rua Jerônimo Coelho 188 – 51 3019 4202

contato@delbarbiere.com.br   www.delbarbiere.com.br

Horário:Terça a sexta, das 12h às 15h. Sábado a partir das 12h até 15h. Aconselhável fazer reserva  somente pelo telefone: 3019-4202 ( 9:00 – 15:00 )

Publicado por

Nastacia e Benta

Tia Nastácia com habilidades mágicas na cozinha, uma profunda conhecedora dos sabores e das tradições populares do Brasil , frita bolinhos de chuva, assa biscoitos, cozinha lentamente a geleia feita com as jabuticabas plantadas no quintal. Foi de suas mãos que surgiu a a irreverente, tagarela e espevitada boneca de macela Emília. Já D.Benta é uma mulher idosa, avó de Narizinho e Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ela se diverte muito com os conflitos das tramas infantis. Muito sabida, sempre ensinando coisas novas aos netos e informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *