vontade de refrescar? SORVETE

Compartilhe este texto:

Verão, calor, sol…vontade de refrescar? SORVETE!

Dias quentes são um verdadeiro convite para se deliciar com uma das mais saborosas sobremesas do mundo, o sorvete. De massa ou de palito, na casquinha ou no copinho, com ou sem cobertura, de frutas, de iogurte ou ainda acompanhado de guloseimas como chocolate, caldas, balinhas, confetes, e o que mais lhe agradar…

De onde vem o sorvete?
Segundo a ABIS, Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, a história dessa sobremesa começa na China há mais de 3 mil anos, quando chineses passaram a misturar neve com frutas e mel, técnica aprendida posteriormente pelos árabes e depois pelos franceses. A partir de 1292, novas técnicas orientais de preparo chegaram à Itália e a sobremesa gelada se tornou um grande sucesso que tempos depois se espalhou por toda a Europa e Estados Unidos. No Brasil, o sorvete só chegou por volta de 1834, quando comerciantes do Rio de Janeiro compraram gelo que chegou ao país em um navio americano e misturaram com frutas brasileiras. Em terras tropicais, com grande variedade de frutas disponível, o sucesso estava garantido.

Como são feitos os sorvetes?
Os sorvetes são feitos a partir da mistura de água ou leite, açúcar, gordura, suco ou aroma de frutas, emulsificante, espessante e aditivos e possui diferentes técnicas de fabricação. Sua fórmula permite que sejam acrescentados ingredientes para obter sabores e texturas variadas.
Do ponto de vista nutricional, o sorvete pode ser considerado um alimento nutritivo, pois sua fórmula possui proteína, açúcar, gordura vegetal ou animal, cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K e outros minerais que fazem bem à saúde.
Os cremosos, que são preparados à base de leite, possuem altas quantidades de sais minerais, sobretudo de cálcio, essencial para o desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos. O cálcio existente em duas bolas de sorvete equivale ao que encontramos em um copo de leite. A grande quantidade de proteína encontrada no sorvete também ajuda o organismo a manter suas funções vitais.
E para quem se assusta com os índices calóricos dessa delícia, a boa notícia é que as taxas não são assim tão alarmantes. Uma bola de sorvete de chocolate de 60 gramas, por exemplo, possui 112 calorias, quase o mesmo que 1 pão francês de 50 gramas com miolo, que tem 135 calorias. Mas isso não significa em hipótese alguma que você possa tomar potes e mais potes de sorvete, pois gordura e proteína em excesso também fazem mal para o organismo.
É fundamental observar a quantidade de gorduras trans presente na composição dos sorvetes. Tanto ela quanto a gordura normal, quando consumidas em quantidades acima do ideal, são nocivas ao organismo e podem contribuir para desencadear problemas de saúde como aumento de colesterol ruim (LDL), doenças cardiovasculares e obesidade.
Fiquem atentos aos acompanhamentos oferecidos nas sorveterias: por trás de tantas cores e sabores das caldas, coberturas, balas, farofas e outros confeitos, se escondem centenas e centenas de calorias.

Os sorvetes de frutas costumam ser mais leves, pois são feitos com água, mas se compararmos com um sorvete de massa, as calorias são equivalentes, assim como os sorvetes à base de soja. A vantagem desse último é que por ser totalmente vegetal, pode ser consumido por pessoas que têm intolerância à lactose e ao glúten. Além disso, a proteína de soja ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Para quem quer se refrescar sem precisar colocar a culpa na balança, a melhor opção são os sorvetes de baixa caloria e o frozen natural, que é um sorvete à base de iogurte. O frozen é menos calórico, rico em cálcio e em fibras que prolongam a sensação de saciedade alimentar, e além disso não possui conservantes e colabora com o bom funcionamento do intestino

Sendo assim, sempre que pudermos optar por uma opção natural no lugar de uma industrializada, estaremos fazendo a melhor escolha para o nosso organismo, isso é fato, mas não é necessário nenhuma pesquisa para comprovar que doses comedidas de prazer, como um sorvete no fim da tarde, fazem bem para a alma. Portanto, aproveite o seu sorvete com moderação e sem culpa.

Veja abaixo uma seleção de ALGUMAS sorveterias, classificadas por bairros em Porto Alegre, e aproveite:

Bela Vista
FEITO DE SORVETE
Pequena e aconchegante, com atendimento atencioso, e bons sabores de sorvetes, apresenta no cardápio bombons de sorvete e tortas de sorvete.
Rua Barão de Ubá, 110 Fone 3095-0025.

Bom Fim
CRONKS
Desde a década de 1980, esta sorveteria alegra e refresca os dias dos moradores ou visitantes do bairro Bom Fim. No formato buffet, conta com mais de 30 sabores e mais de 50 coberturas. Sabores diet fazem sucesso para quem tem restrição, como diabéticos. O sorvete de limão é muito refrescante!
Rua Felipe Camarão, 611 Fone: (51) 3311-2515

Centro

BANCA 40

A tradicional sorveteria porto-alegrense é querida principalmente pelos sorvetes artesanais e pelas saldas de frutas. Além das clássicas banana split e bomba royal -com três sabores, salada de fruta e nata batida -, aproveite a opção de sorvetes para levar. Agora também possui filial na Rua Padre Chagas, veja no post http://colherdepau.sul21.com.br/2015/10/06/banca-40-do-centro-para-a-padre-chagas-44

Mercado Público Fone: /(51) 3226-3207

Cidade Baixa

BELLONA
Mais de 60 sabores à disposição para escolher, sorveteria super style descolada, mas os que levam frutas são os mais pedidos. Tem até opções sem lactose e sem açúcar.
Av. José Bonifácio, 593 www.bellona.com.br

FILIPE Sorvetes Artesanais
Pequena e simpática, próxima do Guion, no núcleo da Lima e Silva, oferece sabores especiais e um sorvete que vale a pena provar, possui qualidade. Buffet com 20 sabores de sorvetes, incluindo sabores sem lactose, sem glúten e zero açúcar.

Rua Gen. Lima e Silva, 830 051 8271-0878

JÓIA
Uma das sorveterias mais clássicas de Porto Alegre, a Jóia é democrática, com ambiente e sorvetes simples e despretenciosos, é barato, porém bastante básico.
Rua da República, 441 Fone: (51) 3228-9555

Floresta

POCITOS SORVETERIA E CAFÉ

No mercado há mais de 40 anos, mescla as escolas italiana e uruguaia de produzir sorvetes artesanais. São mais de 45 opções de sabores, que incluem alguns sem lactose e uma linha diet. Desde sabores de frutas, como melão, até o de alfajor, sempre um arraso.
Av. Cristóvão Colombo, 1.684 Fone 3222-0239

Menino Deus
LA BAMBINA
Tradicional sorveteria no Menino Deus, ambiente super agradável, com clientela muito fiel. Os sorvetes de frutas são muito gostosos, não são exageradamente doces, tem gostinho da fruta mesmo. Sabores como o de melão, o de papaia com cassis e sem dúvida nenhuma o de maracujá, e ainda o de limão!
Avenida Getúlio Vargas, 1059 Fone 051 3233-7098

Moinhos de Vento
ARTE FREDDO

Produz sorvetes artesanais e naturais, a sorveteria conta ainda com sorbets, tortas e até mesmo sorvetes salgados, para utilizar em saladas, por exemplo.
Rua Dr. Florêncio Ygartua, 164 Fone: (51) 3028-6013

DI ARGENTO GELATERIA

Tem sorvete delicioso e mesinhas na rua, embaixo das árvores, possibilitando ao cliente escolher o sabor preferido, sentar e curtir o movimento da Rua Padre Chagas.
Rua Padre Chagas, 342 Fone: (51) 3395-4117

LA BASQUE

Existe desde a década de 1980, a rede de sorveterias está espalhada pelo Brasil. Em Porto Alegre, fica pertinho do Parcão. Os sabores considerados as estrelas da casa são os elaborados à base de leite.
Largo Caixeiros Viajantes, 30 Fone: (51) 3024-8090

Petrópolis / Rio Branco
CHIQUINHO
Sorvete de boa qualidade e sabor bem marcante. O atendimento prestativo e ágil. Casquinha de chocolate e o sundae com cobertura de chocolate são primorosos. E o ambiente super agradável. A marca é considerada a maior rede de sorveterias do Brasil, com 350 unidades franqueadas em 25 estados do país.
Av. Protásio Alves, 605

STELLA ALPINA
Fundada na década de 70, por imigrantes do norte da Itália que vieram para o sul do Brasil, a Stella Alpina começou produzindo sorvetes artesanais e sobremesas geladas. Atende desde eventos, bem como os principais restaurantes de Porto Alegre, com mais de 50 produtos entre sorvetes e sobremesas, que passam pelos sabores tradicionais até os mais exóticos. Produtos consagrados como o Panino, um delicioso sanduíche de sorvete com waffler que estoura na boca, ou o Beijogel, sorvete coberto por uma fina camada de chocolate meio amargo. As cassatas e tortas de sorvete também vêm surpreendendo e encantando fiéis gerações.
Telesorvete e Loja Av. Lageado 1364 (Próximo Av. Carlos Gomes
Fones 3338-1515

Zona Norte

CHUNGO
Esta conhecida rede de sorveterias na Argentina, a Chungo se espalhou pelos shoppings de Porto Alegre.
Av. Assis Brasil, 2.611 (Shopping Bourbon Wallig) Fone: 0800 8882486 www.chungo.com.ar

FREDDO
A famosa rede de sorveterias argentinas que se espalhou pelo Brasil, tem tradição e qualidade quando se trata de sorvete artesanal.
Av. João Wallig, 1.800 (Shopping Iguatemi) www.freddobrasil.com

TROPPO BUONO
A cremosidade e os ingredientes de qualidade são as apostas da sorveteria para sempre manter o nível dos gelatos lá em cima. Sabores diferenciados são o Dark 70%, e o Torta de Limão.
Av. João Wallig, 1.800 (Shopping Iguatemi)
www.troppobuono.com.br

Zona Sul

GELATERIA GIANLUCA ZAFFARI

É uma das opções de sorvete para quem está na Zona Sul de Porto Alegre. A produção é toda feita com a receita dos gelatos tradicionais na Itália. Experimente os sabores uva, chocolate meio amargo e doce de leite.
Avenida Wenceslau Escobar, 1.823 (Paseo Zona Sul) – Tristeza
Fone 3311-7207

sorvete 2Vai um sorvetinho aí?

 

Publicado por

Nastacia e Benta

Tia Nastácia com habilidades mágicas na cozinha, uma profunda conhecedora dos sabores e das tradições populares do Brasil , frita bolinhos de chuva, assa biscoitos, cozinha lentamente a geleia feita com as jabuticabas plantadas no quintal. Foi de suas mãos que surgiu a a irreverente, tagarela e espevitada boneca de macela Emília. Já D.Benta é uma mulher idosa, avó de Narizinho e Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ela se diverte muito com os conflitos das tramas infantis. Muito sabida, sempre ensinando coisas novas aos netos e informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *