Ceia de Final de Ano – Receitas Especiais

Compartilhe este texto:

As receitas abaixo  podem fazer parte de um cardápio para a Ceia de Final de Ano, estão divididas em Entradas, Pratos Principais e Sobremesas.

Use a criatividade e surpreenda seus convidados!

ENTRADAS

SURPRESA DE VERÃO– CAMARÃO E MELANCIA

Esta salada vai realmente surpreender os convidados, sabores frescos e aparência linda, fácil de fazer e um resultado inesquecível!melancia-camaroes

Ingredientes:
1/2 Kg de camarões tamanho médio, limpos

Folhas de mini rúculas e/ou mini agrião, lavadas e escorridas

1 colher de sopa de suco de  limão  e raspas de limão

Azeite ou óleo de oliva  o quanto baste para temperar, sal e pimenta preta  moída, colorau

4 a 6 Fatias retangulares de melancia, sem sementes ( cortadas como uma fatia de pão de forma)

 Preparo:
Lave os camarões, escorra bem e  reserve.

Aqueça água em uma panela, em quantidade suficiente para cozinhar os camarões

Assim que ferver a água, baixe o fogo e coloque os camarões na panela, mexendo rapidamente e apenas espere que fiquem rosados, não deixe ferver para não endurecerem, escorra rapidamente e coloque-os em uma vasilha para serem temperados.

Tempere os camarões com óleo, colorau, sal e pimenta preta  moída e com as raspas de limão. Reserve.

A partir de uma melancia, tirando a casca e obtendo a polpa, procure formar um bloco retangular e corte fatias grossas, assim como um pão de forma. Tire as sementes para não ficarem na sua salada. Tempere levemente as fatias de melancia salpicando pimenta preta moída e sal, só para dar um toque .

Monte em pratos individuais para cada convidado,  a fatia de melancia, adornada por folhinhas de mini rúculas e/ou mini agrião, e sobre as fatias, uma porção dos camarões temperados, finalize com respingos de suco de limão e um fio fino de óleo.

Sirva a seguir.

 SALADA TROPICAL

Ingredientes: 1 pé de alface pequeno, 1 peito de frango sem osso, 1 colher (sopa) de azeite, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 1 lata de creme de leite, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 xícara (chá ) de uvas itália sem pele, 2 xícaras (chá) de manga em cubos, 1 colher (sopa) de hortelã picadinha.

 Preparo:Lave e escorra bem a alface. Corte o peito de frango em cubos pequenos. Aqueça o azeite e refogue muito bem os cubos de frango, pingando água, se necessário. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve até esfriar. Em uma tigela, misture o creme de leite, o suco de limão, o sal e pimenta do reino. Junte as uvas verdes, os cubos de manga e de frango, a hortelã e misture tudo muito bem. Arrume a salada sobre as folhas de alface e sirva gelada, decore com ramos ou folhas de hortelã.

Dica: para quem tem intolerância a lactose, pode usar o creme de leite de soja, acrescentando um pouco de mostarda, gotas de limão, pimenta do reino e corrigindo o sal, para amenizar o sabor de baunilha que geralmente estes cremes trazem.

 

SALADA DE LENTILHA

 Ingredientes para a salada:
250 g de lentilha

1 cebola, grande

2/3 de xícara (chá) de amêndoas, laminadas

3 colheres (sopa) de hortelã, picada

1 colher (café) de cominho em pó

 Preparo:

1. Cozinhe a lentilha em bastante água (como se fosse macarrão) por 15 minutos.

  1. Verifique se ela está al dente e coloque numa bacia com água e gelo para encerrar o cozimento. Em seguida, coloque num escorredor para que fique bem sequinha.
  2. Pique a cebola em pedaços não muito pequenos. Leve ao fogo bem baixo numa panela com uma colher de água por tempo suficiente para que os açúcares e sucos da cebola já tenham dourado. Reserve.
  3. Se você não encontrar amêndoas laminadas, use picadas. Se estiverem cruas, coloque no forno para torrar um pouco. Em seguida, misture todos os ingredientes da salada.

Ingredientes para a vinagrete:

1 colher (sopa) de mostarda, tipo Dijon

1/3 de xícara (chá) de vinagre, balsâmico

1 xícara (chá) de azeite de oliva

sal e pimenta do reino, a gosto

Preparo:
1. Para fazer a vinagrete, comece colocando numa tigela a mostarda, o vinagre, sal e pimenta-do-reino, de preferência moída na hora.

  1. Com o auxílio de um fuet (ou batedor de maionese como também é chamado) misture bem os ingredientes e, sem parar de bater, vá adicionando o azeite de forma a emulsionar o molho. Se, ao final, não estiver um líquido homogêneo, coloque uma colherinha de água e bata mais um pouco.
  2. Verifique o sal e a pimenta. Tempere a salada com este vinagrete e leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.

ENDÍVIAS COM  ERVILHAS E LENTILHAS

 Ingredientes:
1/3 xícara (chá) de lentilhas

1/3 xícara (chá) de ervilhas

½ pimentão vermelho

½ pimentão amarelo

suco de ½ limão

1 maçã verde

200gr presunto magro fatiado

Cebolinha verde picada

20 folhas de endívia

Azeite o quanto baste para temperar, sal e pimenta moída

Tomatinhos cereja para decorar

 endivias-lentilhaPreparo:
Lave as lentilhas e as ervilhas em  água corrente.

Coloque as lentilhas numa panela e cubra com água. Coloque as ervilhas numa panela e cubra com água.  Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe cozinhar somente até que fiquem macias. Este cozimento deve ser separado para conservar as cores dos grãos.

Retire as lentilhas do fogo e escorra a água. Coloque as lentilhas num recipiente. Reserve.

Apóie os pimentões numa tábua e corte uma tampa de cada lado, com uma faca afiada. Retire as sementes e despreze.

Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento e depois no sentido da largura. Apóie as metades na tábua, com a parte da pele voltada para baixo, e corte em tiras finas(1 cm). Reserve.

Descasque a maçã e corte em rodelas (1 cm); corte as rodelas em tiras (1 cm) e as tiras em cubos. Coloque os cubos de maçã num recipiente e acrescente o suco de limão. Misture bem.

Corte em cubinhos pequenos o presunto fatiado.

Em uma tigela, acrescente as lentilhas, as ervilhas, o presunto,  os pimentões, as maçãs e a cebolinha picada e misture bem.

Tempere com o sal, pimenta do reino e azeite. Misture novamente.
Lave as folhas de endívia cuidadosamente sob água corrente. Escorra bem, com cuidado, sem amassar. Coloque as folhas num prato e acrescente o recheio dentro. Decore com rodelinhas de tomate cereja.

Sirva a seguir.

 

PRATOS PRINCIPAIS

 LENTILHADA DA  SORTE!

Esta lentilhada, contendo a batata e a moranga, fica saborosa e simboliza a fartura e a sorte!

Ingredientes:

500 gr lentilha

250 gr de lingüiça calabresa fininha

1 cebola média, 2 folhas de louro, 1 dente de  alho, um pouco de colorau

3 xícaras de batatas inglesas em cubos

2 xícaras de moranga em cubos

Água para cozer, óleo para refogar.

  • Colocar a lentilha de molho na água umas horas antes.
  • A receita deve ser preparada em duas panelas separadas
  • Em uma refogar a lingüiça cortada em fatias finas até dourar, colocar a cebola e o alho,mexer, juntar o louro, um pouco de colorau, colocar as batatas, a moranga e cobrir com água deixar cozinhar uns 10 minutos.
  • Deixar cozinhar até que as batatas e morangas fiquem macias, mas, al dente.
  • Enquanto isso em outra panela, escorrer a lentilha e colocar na panela com água até a cobrir e um pouquinho de sal, deixar cozinhar até ficar mole, mas não deixar passar do ponto.
  • Depois que a batata estiver pronta e a lentilha também, com uma concha colocar aos poucos a lentilha na panela em que estão a batata, moranga e a linguiça, assim você pode controlar a quantidade que quer misturar
  • Se sobrar lentilha, pode congelar para fazer outro dia, ou deixar na geladeira
  • Colocar sal e pimenta a gosto

 

ARROZ COM AMÊNDOAS E  ALHO PORRÓ

 Ingredientes: óleo de oliva, , 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, , 4 xícaras (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de amêndoas em lascas torradas, 1 molho  de alho poro, colorau, páprica, sal, ervas fias secas, 1 colher de sopa de pesto.
Preparo: Lave bem o alho poró, tirando bem a terra que poderá ter entre suas folhas. Descarte as raízes. Refogue, em pouco óleo de oliva, o talo branco de alho poró, que foi cortado em rodelas finas, refogue a seguir, as partes verdes do alho poró, que foram cortadas em tirinhas bem fininhas, este refogado não pode passar do ponto, não deve dourar demais, pois queremos ter as cores verdes no arroz,  coloque um pouco de colorau, as ervas, a colher de pesto, coloque mais um pouco do oléo de oliva e o arroz, refogue rapidamente, acrescente sal à gosto. Acrescente quatro xícaras (chá) de água fervente e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada, por 15 minutos ou até que o arroz fique al dente.  Em separado, em frigideira, só um fio de óleo de oliva, refogue, buscando dar cor, torrando rapidamente as amêndoas. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Junte as amêndoas picadas, misturando com um garfo, para deixar bem soltinho o arroz e sirva a seguir.

  

ARROZ COM ESPINAFRE

Ingredientes:3 tabletes de caldo de galinha, 6 xícaras (chá) de água fervente, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, óleo para fritar o arroz,  1 maço (só as folhas) de espinafre picado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

 Preparo: Frite o arroz no óleo, junte os cubos de caldo de galinha e um pouquinho só de água, misture bem para desmanchar os cubos.  Acrescente as seis xícaras (chá) de água fervente, mexa bem e cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos, com a panela parcialmente tampada. Quase ao final do cozimento, acrescente o espinafre picado, a manteiga e o queijo ralado. Depois de cozido, apague o fogo e deixe descansar 10 minutos com a panela tampada.

 

LOMBO COM RODELAS DE LARANJA

Ingredientes: 2kg de lombo de porco, 1 cebola ralada, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 e 1/2 colher (sopa) de maisena, 1/2 colher (chá) de gengibre em pó, 1 copo de suco de laranja, 1 tablete de caldo de carne.

 Preparo:Coloque o lombo em assadeira com a parte gordurosa para cima e asse durante 1h30min, mais ou menos, em forno brando. Frite a cebola na manteiga até que fique macia. Junte os ingredientes mexendo sempre. Cozinhe até engrossar um pouco e pincele o lombo com essa mistura, assando-o por mais 1 hora, aproximadamente. Sirva com fatias (rodelas) de laranja.

lombo_laranja1

 

 

 

 

 

 

 

 

BACALHAU AO BACON ( unindo o peixe e o porco)

Uma opção para começar o ano mais leve. Comer peixe no ano novo, além de ser uma refeição saudável, adiciona  leveza para nosso organismo.

Ingredientes:

  • ½ kilo de bacalhau (pode ser já desfiado ou em lascas)
  • 2 kg de batatas em rodelas
  • 3 ovos cozidos picados
  • 1 alho poró cortado em rodelas
  • 2 cebolas cortadas em rodelas
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 4 dentes de alho em fatias finas
  • Aproximadamente 100 gramas de bacon em pequenas tiras
  • azeitonas pretas
  • azeite  de oliva,  para o toque especial!
  • Salsinha picada, sal (cuide na quantidade)e pimenta a gosto

bacalhau-e-baconPreparo:

  1. Retire o sal do bacalhau da seguinte forma: aqueça uma panela com muita água até ferver, mergulhe o bacalhau e reserve por algumas 3 horas. Depois escora  bem o bacalhau e não descarte a água.
  2. Com a água do bacalhau, cozinhe as batatas.
  3. Em uma frigideira, frite o bacon e o pimentão.
  4. Tempere o bacalhau com cebola, alho, pimenta e sal a gosto
  5. Monte o prato com um refratário e coloque bastante azeite para forrar e uma camada com alho poró. Coloque o bacalhau, as batatas e os demais ingredientes.
  6. Cubra com  azeite e leve ao forno. Retire assim que dourar.
  7. Você pode incrementar o ovo e a azeitona preta, polvilhar com salsinha picada para deixar o prato ainda mais bonito e apetitoso.

 

SOBREMESAS

MELÃO  FESTIVOmelon-frutas

 Ingredientes:3 melões grandes e bem maduros, 1 porção de morangos, 12 bananas, 1 lata de pêssegos em calda, 1/2kg de uvas tipo Itália  sem sementes, 1 maçã vermelha, 1 maçã verde, 1 porção de cerejas ( em calda), 1 copo de vinho doce, 1 copo de suco de laranja, 1 cálice pequeno de licor de frutas ao seu gosto, 1 limão

 Preparo:Lave e enxugue os melões. Você vai usá-los como recipiente para todas as frutas picadas.  Corte uma fatia fina ( tipo uma tampa) junto ao cabo, sem furar, só para que ele possa ficar de pé na bandeja. Corte uma fatia mais grossa na parte de cima. Retire por essa abertura as sementes (descarte as sementes) e boa parte da polpa dos melões. Depois de colocar na bandeja,  leve-os à geladeira.  Corte em pedacinhos e leve à geladeira a polpa dos melões, colocando em uma vasilha que comporte todas as frutas. Lave bem todas as frutas, mantenha a casca das maçãs, para colorir a salada de frutas festiva,  corte em cubos ou fatias, junte com a  polpa dos melões, polvilhe um pouco de açúcar, junte todas as bebidas. Retire os melões da geladeira e recheie com a s frutas, escorrendo-as antes de colocar dentro dos melões, ao final divida em partes iguais o caldo, regando as frutas dentro de cada melão. Passe suco de limão nas bordas dos melões e polvilhe com açúcar, podendo usar as tampas para cobrir. Volte à geladeira até a hora de servir. Leve à mesa em bandeja e sirva em taças.

Obs.: Pode substituir os melões por uma melancia, fazendo com que ela seja o receptáculo para a salada de frutas, porém antes de usar a polpa você terá que remover todas as sementes que estão incrustadas na carne da fruta.melancia-saladeira

BOLO DE MEL ESPECIAL

Ingredientes

a) 4 ovos

b) 1 copo de açúcar

c) 3/4 de copo de mel

d) 1/2 copo de café forte (4 colheres – sopa – de café solúvel em pó em 1 copo  de água)

e) 1/2 copo de óleo de milho

f) 1 1/2 colher (chá) de bicarbonato em pó (dissolvido no café)

g) 400 g de farinha de trigo

h) 1 colher (chá) de essência de baunilha

i) 1 xícara (chá) de uvas passas brancas, sem sementes, polvilhadas com farinha de trigo

j) 1 xícara (chá) de nozes picadas na faca

k) 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

    • Óleo para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma (assadeira tamanho grande)
    • Açúcar de confeiteiro e canela em pó, para polvilhar

Observação: a medida utilizada, o copo é do tamanho do tipo  copo de requeijão.bolo-de-mel

Modo de preparo:
Bater na batedeira, juntando na seqüência os ingredientes de a até f. Após, juntar aos poucos a farinha, misturar bem, acrescentar a essência de baunilha, e os itens i e j.  Mexer com delicadeza para misturar. Aquecer o forno em calor médio, para assar bolo. Preparar a forma, untar a forma e polvilhar. Após, voltar á mistura e acrescentar o fermento,  misturar bem, mas mexer suavemente. Colocar na forma e assar,  deixando que o bolo cresça e doure, sem abrir o forno nesta primeira etapa, quando já estiver dourado, verificando com o palito para ver se está pronto, espetando o palito e vendo se sai sequinho.  Deixe esfriar e corte em pedaços quadrados, retirando da forma, polvilhe com a mistura de açúcar de confeiteiro e canela em pó. Este bolo pode ser guardado em latas ou potes fechados, ao abrigo da luz, durando durante as festas de Natal e final de ano.

TORTA DE FIGOS E MAÇÃS

Feita também com uvas passas, esta torta de figos com maçãs é a cara das festas de final de ano!

Ingredientes

3 gemas

2 ovos

1 lata de creme de leite

1 lata de leite (use a mesma lata do creme de leite)

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

200 g de doce de figo em calda

2 maçãs cortadas em pedaços graúdos

1/2 xícara (chá) de uvas passas

Canela em pó e açúcar a gosto

torta-figoModo de preparo

Ponha no liquidificador as gemas, os ovos, o creme de leite, o leite, o açúcar e a farinha de trigo. Bata até ficar homogêneo. Em um refratário untado espalhe a maçã polvilhada com açúcar e canela e as uvas passas.

Entre os pedaços de maçãs, ponha os figos escorridos e cortados em cubos e despeje o creme batido. Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar ligeiramente.

Dica: experimente substituir e usar pêssego em calda, banana fresca e sobras de frutas secas com esse creme para fazer a torta. Fica uma delícia!

 

MOUSSE COM CALDA DE ROMÃ

Em festa de fim de ano não pode faltar sobremesa com romã. Esta mousse é muito simples de preparar. Acompanhe a receita!mousse-roma-2

Ingredientes

3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
250 g de chocolate branco
1 lata de creme de leite
1/2 xícara (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de groselha
Sementes de 3 romãs
1 colher (sobremesa) de suco de limão

 Modo de preparo

Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até obter picos firmes. Derreta o chocolate em banho-maria, retire do fogo e adicione o creme de leite. Misture delicadamente as claras com o creme de chocolate. Distribua em taças individuais e leve-as à geladeira. Em uma panela, coloque a água, a groselha e leve ao fogo até ferver, deixe reduzir um pouco, para engrossar, mas sem escurecer. Acrescente as sementes de romã, desligue o fogo e misture o suco de limão. Deixe esfriar e distribua sobre as taças de momousse-romausses, se você escorrer de forma que não fique muito líquido, aparecendo bem os grãos de romã, ficará como a foto ao lado, se deixar com calda, ficará como a foto acima. Rende cerca de 6 porções.

 

 

Boa Ceia de Final de Ano e um ótimo 2017!

 

Publicado por

Nastacia e Benta

Tia Nastácia com habilidades mágicas na cozinha, uma profunda conhecedora dos sabores e das tradições populares do Brasil , frita bolinhos de chuva, assa biscoitos, cozinha lentamente a geleia feita com as jabuticabas plantadas no quintal. Foi de suas mãos que surgiu a a irreverente, tagarela e espevitada boneca de macela Emília. Já D.Benta é uma mulher idosa, avó de Narizinho e Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ela se diverte muito com os conflitos das tramas infantis. Muito sabida, sempre ensinando coisas novas aos netos e informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo.

4 thoughts on “Ceia de Final de Ano – Receitas Especiais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *